Qual é o verdadeiro papel das damas de casamento adultas?

Tempo de leitura: 2 minutos

As damas de casamento adultas estão em alta. Se você foi em algumas cerimônias no último ano, é bem provável que algum deles teve a entrada das demoiselles (que normalmente são as melhores amigas da noiva).

É isso mesmo: o costume tem chegado com força no Brasil, seguindo a tradição que já acontece nos Estados Unidos e Europa há algum tempo. Se você tem interesse no assunto, entenda mais sobre o assunto e qual a representatividade desse grupo no seu casamento.

 damas de casamento adultas

O que são as damas de casamento adultas?

Como falei, as damas são também conhecidas como “demoiselles”, um termo em francês que significa “donzela” ou “moça”. Elas têm sido uma ótima alternativa para noivas que têm muitas amigas, irmãs e primas.

Como você deve imaginar, nem sempre existem amigos próximos o suficiente para ser padrinho ao lado delas, então nada melhor que dar o posto de dama de casamento.

Elas têm um papel de destaque e costumam entrar logo depois dos padrinhos, introduzindo a noiva. Por serem muito especiais, já existe até uma lenda a respeito do seu papel. Segundo a tradição, elas são responsáveis por confundir ao espíritos ruins e protegerem a noiva.

Isso porque desde a antiguidade os noivos iam acompanhado por jovens da mesma idade, pois tinha uma lenda que os espíritos tentavam roubar a felicidade. Com tantos jovens e amigos, ficava mais difícil diferenciar os recém-casados. Sensacional, não é?

Como elas devem se portar?

A maioria das noivas gosta de escolher uma cor de vestido para as damas, pois assim elas ficam mais padronizadas e seu papel é reconhecido com mais facilidade. Algumas pedem até o mesmo modelo de vestido, mas isso varia muito em cada caso.

Elas entram desacompanhadas, com um pequeno buquê nas mãos, tendo menos destaque que a noiva, claro. O que elas seguram também pode variar bastante, podendo ser pétalas de rosa ou até mesmo outra coisa que tenha representatividade.

Quem eu posso chamar?

O número de damas de honra adultas pode vaiar bastante, mas o ideal é que seja de 1 até 4. Quando elas representarem uma quantidade maior, como 8, por exemplo, é bom conversar com o cerimonial para fazer com que a entrada seja harmônica.

Lembre-se que o objetivo desse momento é fazer com que sua amiga sinta todo o seu carinho e confiança, demonstrando a importância que tem para você.

Como convidar?

Essas pessoas são especiais e, justamente por isso, estão recebendo um papel de destaque no dia mais importante da sua vida, certo? Portanto, nada melhor que elas serem convidadas de uma maneira diferenciada também!

Escolha uma das opções de presentes para padrinhos e faça para as damas também. Elas vão adorar viver esse momento com você!

Agora que você entende melhor qual é o papel das damas de casamento adultas, não deixe de considerar a possibilidade de ter uma no seu casamento. Você provavelmente tem amigas inseparáveis que merecem esse papel!

Se você conhece outra noivinha com esse dilema, que tal compartilhar essa postagem nas redes sociais?