Tire aqui 8 dúvidas sobre casamento que toda noiva tem!

Tempo de leitura: 3 minutos

Começamos a organizar um casamento sem saber de tudo — o que é bem óbvio. Além de todos os preparativos com vestido, terno e outros fornecedores, existem muitas dúvidas sobre casamento que deixam muitas noivinhas com os cabelos em pé.

Para se livrar desse estresse e aproveitar o momento com ainda mais leveza, tenha essas respostas na ponta da língua. Vamos lá?

1. Devo fazer uma festa de noivado?

Embora não seja uma obrigatoriedade, uma festa de noivado é uma ótima maneira de aproveitar o momento com as pessoas mais próximas. Esse é o momento em que vocês compartilham os preparativos, a data de casamento e outras informações.

2. Tenho pouco dinheiro, como fazer a festa dos meus sonhos?

Essa é uma dúvidas sobre casamento mais comuns, mas a boa notícia é que é possível reduzir os custos sem ter que desistir do seu sonho. Uma boa alternativa é optar por um mini-wedding, por exemplo. Sejamos francas: reduzir a lista de convidados ainda é a melhor maneira de diminuir os gastos.

Outra maneira é apostar em alternativas mais simples, como apostar no DIY, casar em meses menos disputados e escolher flores da estação.

3. Sou obrigado a convidar quem me convidou?

Essa ideia é super ultrapassada e não tem nada a ver! A festa deve ter a sua cara e, portanto, contar com a presença de pessoas que tenham a ver com você.

É claro que isso pode fazer com que você tenha que lidar com a expectativa de algumas pessoas, mas elas precisam entender que a lista de convidados está entre as tarefas mais difíceis. Então é melhor explicar que não dá para chamar todo mundo.

4. Como dividir os gastos com os pais?

Hoje em dia é difícil ver pais pagando o casamento de forma integral, mas muitos deles ajudam nessa tarefa. Para não ter nenhum tipo de problema, faça uma planilha com um orçamento de gastos e dividam o que cada um vai pagar.

Se o pai vai pagar uma parte do buffet, estipule quanto e qual será a ajuda. Caso seja mais fácil, peça apenas a quantia em dinheiro e decida você como empregar os gastos. Percebe como é fácil deixar as dúvidas sobre casamento para trás?

5. Como lidar com as expectativas deles?

Muitos pais sonham com um casamento tradicional — o que definitivamente não combina com algumas noivinhas. Pense que esse é o seu momento e, se quiser ser realmente feliz e realizada, deve seguir o seu coração.

Escute o que eles têm a dizer, mas mostre que você ficaria bem mais feliz se as coisas fossem feitas de outra maneira.

6. Devo convidar os colegas de trabalho?

Essa é a dificuldade de muitas pessoas, pois ficam com medo de chatear esse grupo que convivem diariamente. Ainda assim, como falei acima, ninguém tem obrigação de chamar ninguém.

Para não deixar ninguém chateado, evite falsas expectativas ou chateações. Mostre como é difícil e que não consegue chamar todo mundo que gostaria. Essa medida é simples, mas torna a tarefa bem mais fácil.

7. O que fazer quando as pessoas não confirmam presença?

O RSVP é a famosa confirmação de reserva, mas ainda é muito incomum no Brasil. Elas dão uma ótima noção sobre quem realmente vai para ao casamento, mas, sem adesão, pode não funcionar.

O ideal é contratar um serviço de confirmação ou, caso seja necessário, contar com a tradicional quebra (mesmo que possa ter alguma surpresa nesse momento).

8. Como divulgar a lista de casamento?

Esse é um ponto que deve ser feito de forma educada. A melhor maneira ainda envolve um site de casamento e colocar a lista lá. Assim você consegue centralizar todas as informações em um lugar e tornar a vida dos seus convidados mais simples.

Agora que você já desvendou 8 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem, aproveite para relaxar e abstrair. Algumas coisas realmente fogem do nosso controle e o melhor que fazemos é não sofrer com isso!

Para ajudar outras amigas noivinhas, que tal aproveitar e compartilhar essa postagem nas redes sociais?