Como montar uma lista de convidados de casamento eficiente?

Tempo de leitura: 3 minutos

Já falei aqui no blog sobre a importância de criar uma lista de convidados de casamento sem estressar demais. Esse post ajudou tantas noivinhas que voltei para falar do assunto mais uma vez.

Sejamos francas: esse assunto é o ponto alto da organização de um casamento, não é? Ela é a responsável por gerar muitos desconfortos e até brigas na família. Para não sofrer com essa situação, é fundamental saber o que considerar nesse momento.

Vamos juntas deixar esse assunto ainda mais claro?

lista de convidados de casamento

1 Considere o orçamento

Você já parou para pensar qual é a verba disponível para o seu casamento?  Esse é o primeiro passo para saber quantos convidados você pode chamar. Acredite: você não vai se arrepender de colocar esse como primeiro passo, pois assim você aprende a andar com as suas pernas. Ficar com dívidas depois do casamento não é o caminho mais ideal.

2 Comece listando a família

Esse é o primeiro passo, principalmente porque algumas noivas saem listando vários amigos e esquecendo aquele tio super especial. O ideal é criar um mecanismo para que você não se esqueça de ninguém, seja por ordem alfabética, árvore genealógica ou qualquer outro método (começando do mais antigo, como sua bisavó, por exemplo).

3 Jogue limpo sobre a lista de convidados de casamento

Sejamos francas: não dá para chamar todo mundo – isso é fato. Para não deixar a situação delicada ou até mesmo desagradável, nada melhor que começar jogando limpo.

Para não se estressar com nenhum dos grupos envolvidos, o ideal é ter equilíbrio. Se você está ganhando o casamento dos seus pais, é bom conversar e explicar que isso não significa que eles possam chamar quem quiserem. O ideal é justamente o meio do caminho: eles convidam uma parte e dão certa autonomia para você.

Se vocês estão pagando o casamento, seus pais também devem ter a liberdade de chamar os amigos mais próximos. Assim vocês evitam muitos desgastes e todos ficam felizes.

4 Faça uma escala de importância para os convidados

Uma cerimônia de casamento é um momento para ser compartilhado com quem realmente é importante. Portanto, não sinta peso nenhum na consciência em cortar quem é menos próximo, pois você vai mesmo precisar fazer uma seleção criteriosa.

Uma boa dica é criar uma tabela e sinalizar o nível de importância que essa pessoa tem para o casal. Aí podemos considerar perguntas como as que pontuei na outra postagem:

A- Eu tenho o costume de frequentar a casa dessas pessoas ou elas costumam visitar a minha?

B- Esse convidado participou da minha vida e do meu noivo? Como foi nosso convívio nos últimos 2 anos?

C- Essas pessoas me deram parabéns no meu último aniversário? Ou ainda me desejaram feliz Natal e feliz ano novo?

D- Elas conhecem e já conversaram alguma vez na vida com o meu noivo? (Essa pergunta é reveladora)

5. Explore as funcionalidades do Excel

Esse programa fantástico pode ajudar muito você nesse momento. É isso mesmo: ele conta com muitas maneiras de agilizar a organização de um ponto tão importante como esse. Nele você pode colocar uma ordem de importância, selecionar quem vai para o chá de lingerie, a entrega dos convites e vários outros detalhes.

Por mais difícil que a seleção seja, não é uma tarefa de outro mundo, não é mesmo? Você consegue se programar e escolher as pessoas mais queridas para compartilhar esse momento tão especial. E você, ainda ficou com alguma dúvida sobre a lista de convidados de casamento? Compartilhe no espaço abaixo que eu ajudo você!