Preparativos de casamento: como cuidar da saúde nesse período

Tempo de leitura: 5 minutos

O grande dia se aproxima e a maioria das noivas fica atolada com os diversos preparativos de casamento. São tantas coisas para olhar que outros detalhes importantes acabam sendo deixados de lado. Um deles é o cuidado com a saúde, que fica em segundo plano enquanto precisa decidir o detalhe da sua festa ou da recepção para os íntimos. Tudo isso sem contar com o vestido de noiva e a expectativa de como tudo realmente acontecerá.

Para se livrar dessa cilada e entender que cuidar da saúde é prioridade, veja hoje alguns cuidados que você deve adotar. Vamos dar uma repassada nos pontos mais importantes juntas?

exames-pre-nupciais

Não abra mão dos exercícios físicos

Para começar, não poderia deixar de abordar esse ponto. Muitas noivas apostam na prática de atividades físicas para ficarem lindas e saradas para o grande dia. Esse ponto é muito importante, mas, mais que isso, você deve se preocupar em manter seu corpo forte e saudável.

Se não quiser seguir o ritmo de uma academia, pode investir em outras atividades, como caminhadas, pilates ou zumba. O importante é aproveitar o momento para cuidar de você e relaxar. Acredite: a prática de atividades pode ajudar muito nesse momento, abaixando sua bola e te liberando um pouco da pressão dos preparativos.

Invista em uma boa noite de sono

Dormir bem é um ponto crucial nesse momento, portanto, dê valor às suas noites de sono. Pense que esse é um tempo para descansar e é nesse momento que seu corpo desenvolve o sistema imunológico, livrando você de muitas doenças e desgastes (que não caem nada bem nesse momento).

Além disso, pessoas que dormem menos normalmente ficam mais estressadas e ainda sofrem com problemas no metabolismo. Então, não se esqueça: dormir bem é fundamental e pode fazer com que você se prepare melhor para a reta final.

Tenha uma alimentação equilibrada

Você já sabe que uma dieta é muito importante – e não seria diferente para as noivas e para esse momento tão importante. Essa é uma maneira de fazer com que seu organismo esteja mais preparado e forte, além de manter você saudável.

Para lidar com essa situação com mais facilidade, tenha sempre alimentos por perto. Assim fica mais fácil investir e manter uma alimentação equilibrada, tendo frutas, sanduíches natural e até mesmo um iogurte desnatado na geladeira (de casa e do trabalho). Quando sentir fome, você já tem o que comer e se livra da tentação de comer um salgado frito ou um brigadeiro.

Para completar, por mais corrida que sua rotina esteja, se esforce para não pular as refeições. Eles fazem muita diferença no seu dia a dia e as principais refeições do dia devem ser cumpridas, como a manhã, almoço e jantar. Além disso, se esforce para comer de 3 em 3 horas.

Fuja do estresse e ansiedade

Ser uma bridezila, aquelas noivas estressadas e que vivem nervosas, pode não ser nada bom. Assim você não aproveita um dos momentos mais importantes da sua vida, que é justamente os preparativos de casamento.

E não é só isso: além de não aproveitar, você fica ansiosa, o que pode fazer muito mal para a saúde. Como você deve imaginar, seu corpo sente esses impactos e os efeitos colaterais podem não ser nada bons. Ou seja: motivo de sobra para tomar cuidado e ser mais tranquila!

Se você apresentar muita dificuldade em relaxar de forma natural, pode apostar em mecanismos que possam ajudar. Nesse caso, uma massagem e um banho quente pode ser grandes aliados, auxiliando bastante. Convenhamos: essa combinação relaxa qualquer um!

Esteja sempre hidratada

Beber muita água faz muito bem, mas muitas pessoas ainda não desenvolveram esse hábito. Acredite em mim: essa medida pode ajudar muito as noivinhas de plantão – nos preparativos e no grande dia. Assim você fica linda e inteira para o momento mais especial da sua vida.

Se você não tem o hábito e não quer esquecer, pode andar com uma garrafinha de água por perto. Essa é uma maneira eficiente de lembrar e tomar a todo momento. E mais: assim você se mantém hidratada e bem-disposta para o dia a dia corrido.

Faça os exames pré-nupciais

Pode ser que vocês já tenham vida sexual ativa com o seu noivo, mas isso não significa que não devam se cuidar. Os exames pré-nupciais podem ajudar muito, preservando o casal e evitando muitos problemas, como uma gestação indesejada (que provavelmente vai acontecer alguns anos mais tarde) ou até uma DST.

As noivas devem fazer os tradicionais papanicolau, ultrassonografia transvaginal e colposcopia (isso sem contar com a mamografia, dependendo da idade). Pegue no pé no seu noivo para que ele também faça o espemograma e o teste de próstata, esse último dependendo da idade também.

Somado a esses, os dois também devem fazer um hemograma completo, acompanhado dos exames de fezes, urina e detecção de DST. Essa é uma maneira eficiente de ter um panorama geral da saúde do casal, atuando em qualquer irregularidade que aparecer.

Como você pode perceber, os preparativos de casamento são muito bons, mas devem envolver mais pontos que as noivas consideram. Converse com seu parceiro e não abra mão desses cuidados especiais, lembrando sempre da importância de cuidar de si. Estando feliz e saudável fica bem mais fácil aproveitar cada momento desse tão sonhado dia!

Se você gostou do nosso conteúdo por aqui e quer saber mais do que temos produzido, não deixe de seguir o Virei Noiva nas redes sociais. Te vejo por lá!